Indo a igreja e sendo igreja.

Ir a igreja é muito importante, ter comunhão é muito importante, nada disso pode ser deixado de lado. Porém, SER igreja, tocar a cidade, mudar a cultura, é mais importante ainda. Existe uma frase que diz o seguinte: "Suas ações falam tão alto, que não escuto suas palavras". Então, sejamos igreja, sejamos a Ekklesia sonhada por Jesus.

As pessoas se preocupam tanto ultimamente, em ir a igreja, em cumprir sua "obrigação", sentem-se livres de seus fardos, quando vão ao seu culto costumeiro, cantam seus 3 louvores costumeiros, e depois ouvem a palavra que diz: "A vitória é sua". Depois voltam a suas vidas medíocres, cheias de formalismos e de regras que esquecem de procurar ouvir a Deus de forma pessoal. Mais também, para que se preocupar com isto, quando estou apenas aguardando a minha benção chegar, ou quando estou apenas esperando que Deus pese a mão sobre alguém que me maltratou, me humilhou, etc..
A questão principal é: Estou buscando a Deus pelo que ele é, ou pelo que ele pode fazer? Estou buscando a ele porque o amo, ou porque não quero ir pro inferno? A maioria de nós não conhece o prazer de estar a sós com Deus só por estar. Alguns buscam a Deus porque estão no ministério e agora precisam orar...(Como se antes não precisassem). Já ouvi pessoas dizendo: "Sabe como é né, eu não tenho ministério, então não passo tanto tempo orando". Engraçado, que o que as move, são o senso de obrigação, não de gratidão. Não buscam a Deus simplesmente pelo prazer de estar em sua presença, de contempla-lo, não, buscam apenas porque querem estar cheias do "poder" para realizar as obras. Claro que obras são importantes, claro que o ministério é algo importante e não deve ser levado de qualquer forma, mais não creio que alguém para estar mergulhado em Deus, precise necessariamente estar no ministério. Não acredito que alguém só deve ler a sua bíblia porque vai pregar. Claro que precisamos congregar, Paulo disse em Hebreus 10:25 - "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia".
Mais o cristão não busca a Deus pelo que o Senhor pode fazer apenas. Ele não precisa fazer campanhas, votos, novenas, correntes... Ele só precisa esta com seu coração totalmente mergulhado em oração e com fome e sede o suficientes para passar tempo na presença de Jesus, sem pressa, sem vontade de sair, sem se preocupar. Ele só precisa passar tempo meditando na palavra e entendendo quem é nela... Para SER igreja, que é a morada de Deus no espirito, precisamos estar conectados ao coração do dono da igreja. Creio que nossa busca deve ser intensa, as vezes meio insana. Deve ser o nosso alvo, nosso projeto de vida, Estar mergulhado em Deus deve ser a principal coisa que um cristão autentico busca, ele não encontra prazer em mais nada. Todas as coisas que ele faz, é, sonha, tudo esta conectado a presença de Deus. 
A palavra diz em Malaquias 4:6a: "E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais..." O primeiro coração que se converte ao Pai, é o nosso. Quando o coração de um filho, esta alinhado ao de seu Pai, ele não faz nada a não ser por amor. Seu coração sente a urgência em estar com seu Pai e o auxiliar em todas as coisas. Os benefícios, a herança, tudo se torna secundário, porque a presença e a comunhão do Pai é o que realmente o move. 
A mesma coisa acontece conosco. Precisamos sondar nosso coração, precisamos rever nossas posições, pra realmente sabermos o que nos move a buscar a Deus, porque aquele que é interesseiro, não herdará o reino. Aquele que busca a Deus somente pelo que ele faz, não terá parte com ele. Embora a multidão acompanhasse sempre a Jesus, foi apenas aos 70 que ele ordenou ir de 2 em 2. Foi somente os 12 que andavam lado a lado com ele. Foram só 3 que o viram transfigurado. Foi apenas 1 que colocou sua cabeça sobre o peito do mestre. Então, você tem um escolha a fazer, você pode ir a igreja e cumprir apenas um ato religioso, ou você pode ir a igreja no domingo, mais ser igreja por toda a semana. Lembre-se o Senhor só revela seus segredos aos seus amigos. ele só revelou quem o trairia, quando o discípulo a quem ele amava perguntou.
Que o Senhor nos ajude a sermos filhos apaixonados por ele, não por suas bençãos!



Jorge Campos




Comentários