A geografia do coração

 

— Nossos pais não quiseram obedecer a Moisés, mas o rejeitaram e, no seu coração, voltaram para o Egito,
dizendo a Arão: "Faça para nós deuses que vão adiante de nós; porque, quanto a este Moisés, que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu."
Naqueles dias, fizeram um bezerro e ofereceram sacrifício ao ídolo, alegrando-se com as obras das suas mãos.
Atos 7:39-41

 


O verso 39 do texto acima é muito interessante para nossa meditação hoje. Estevão, enquanto falava ao Sinédrio, que era uma espécie de tribunal religioso ou "suprema corte" do judaísmo, ele discorreu sobre a história dos hebreus desde Abraão, até os dias em que estavam. Mas algo interessante que ele diz no verso 39 é: Nossos pais não quiseram obedecer a Moisés, mas o rejeitaram e, NO SEU CORAÇÃO, VOLTARAM PARA O EGITO.

É importante observarmos que o texto não fala de um retorno do povo, de corpo, mas de coração. É totalmente possível que alguém esteja de corpo presente, mas seu coração esteja distante.

Perceba que antes do Bezerro ser feito, eles voltaram ao Egito. Antes de se desviarem em atos propriamente ditos, eles já não estavam mais avançando. Seus corpos estavam livres da opressão do Faraó, mas seu coração não. Continuavam amarrados a vida no Egito e ainda apegados ao estilo de vida egípcio.

 

1. Ser livre vai ter um custo;

2. Ser livre vai exigir paciência;

3. Ser livre vai te tirar da zona de conforto;

4. Ser livre vai exigir o seu comprometimento completo;

5. Ser livre vai te custar tudo;

6. Ser livre não é o mais difícil, mais sim se manter livre;

7. A mente do escravo está no fazer, a mente do livre está em ser;

8. A geografia do seu coração aqui na terra, determinará a geografia da sua alma na eternidade.

 

Liberdade tem um preço. Não tem como sermos livres se não estivermos dispostos a pagar o preço da renúncia, da auto negação, da morte pro eu. A liberdade em primeira estância nos dá a sensação de caos, porque embora somos cheios de alegria por sermos livres, mas todo um sistema de crenças, de costumes, de estilo de vida vai ser alterado pela liberdade. Ser livre é ser lançado pra fora da zona de conforto e conduzido para o desconhecido.

Jesus nos torna livres, mas para que isso fosse possível, ele mesmo pagou o preço de nossa liberdade com o seu sangue. A nossa liberdade custou um preço caro, e devemos honrar este sacrífico entregando a nossa vida em adoração ao cordeiro de Deus.

As crianças vivem querendo ser adultas para serem "livres" e quando chegam a fase adulta, gostariam de voltar a ser crianças, tudo isso porque liberdade envolve responsabilidade, e responsabilidade se expressa em comprometimento, em todas as áreas de nossas vidas.

 

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo?

Eu, o Senhor, sondo o coração. Eu provo os pensamentos, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo o fruto das suas ações."

Jeremias 17:9,10

 

Logo que seus corações regressaram ao Egito, eles pediram deuses que estivessem a sua frente, porque Moisés demorava a chegar. Todas as vezes que não confio plenamente no que Deus está fazendo em mim, por mais trabalhoso e "demorado" que isso possa ser, vamos talvez colocar algo no lugar do Senhor em nossos corações, algo que nos preencha, que nos dê segurança. O povo queria algo que pudessem ver e tocar, algo que fosse mais rápido e mais prático. Segundo o texto, eles colocam a culpa na demora de Moisés em regressar para fazerem o ídolo, mas no verso 39, já havia sido dito que eles não quiseram obedecer a Moisés, na verdade estavam buscando uma desculpa para transformarem a sua liberdade em libertinagem.

 

Perceba no verso 41, que eles fizeram o bezerro, ofereceram sacrifícios e ALEGRARAM-SE COM AS OBRAS DE SUAS MÃOS.

 

Embora eles tivessem visto Deus operando de forma miraculosa, com as pragas no Egito, o mar se abrindo e tantos outros sinais, isso ainda não era o suficiente porque na verdade o Egito havia se tornado parte deles.

 

Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.

Mateus 6:21

 

O tesouro deles, o que era importante na concepção do povo havia ficado para trás. No Egito eles tinham cebolas, alho, pepinos... vejamos o texto:

 

E o populacho que estava no meio deles veio a ter grande desejo das comidas dos egípcios. Também os filhos de Israel começaram a chorar outra vez, dizendo: — Quem nos dará carne para comer?

Lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito. Que saudade dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos!

Mas agora a nossa alma está seca, e não vemos nada a não ser este maná.

Números 11:4-6

 

Eles estavam comendo o maná, que era um alimento que vinha direto do céu, mas estavam reclamando e desejando as comidas do Egito! Tudo isso porque no fundo os seus corações ainda estavam lá, o que era precioso para eles havia ficado para trás.

Sempre que meu coração estiver desalinhado em relação ao coração de Deus, provavelmente vou criar um ídolo para o substituir. O fato de terem feito um bezerro, um boi novo, só revela que no seu coração se viam como escravos, afinal o boi servia para puxar carroças. Geralmente nossos ídolos particulares são reflexos de nossa visão sobre nós mesmos, reflexos de como nos vemos. Vejamos o que Arão disse a Moisés sobre a confecção do ídolo:

 

Pois me disseram: "Faça para nós deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu."

Então eu lhes disse: "Quem tem ouro, tire-o." Eles o deram para mim, eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro.

Êxodo 32:23,24

 

Após tantos anos, levando em seus ombros o peso das vontades de Faraó, que seus corações estavam presos a ele. Seus corpos estavam livres, mais seus corações não. Precisamos ser livres das coisas do passado, precisamos colocar o nosso coração no Senhor, ele deve ser o nosso tesouro e nosso bem maior. Como pessoas livres, não devemos nos colocar em jugos novamente, não podemos e nem devemos viver como escravos, nem mesmo de nossos desejos e vontades.

 

Vocês foram comprados por preço; não se tornem escravos de homens.

1 Coríntios 7:23

 

Isto vale tanto para outros homens, quanto vale para seu próprio eu. Devemos estar submissos somente a Deus, somente ao Senhor. Não precisaremos mais moldar ídolos, mas ele nos moldará conforme nos entregarmos ao seu senhorio. No fim da história, apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida de todo aquele povo que havia saído do Egito. Mais de 1 milhão de pessoas ficaram pelo caminho.

Se queremos entrar naquilo que o Senhor nos prometeu, nosso coração precisa estar integro diante dele, totalmente entregue e rendido a ele. Não há espaço para voltar atrás, não existe, mas retorno ao tipo de vida antigo, pois agora sou livre. Seja livre!

 

mas o meu justo viverá pela fé; e, se retroceder, dele a minha alma não se agradará."

Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição, mas somos da fé, para a preservação da alma.

Hebreus 10:38,39

 

Eles esperavam e aguardavam um pedaço de chão, nós, porém esperamos na promessa do retorno de Jesus, e isto é infinitamente melhor. Mas se nosso coração a exemplo do povo de Israel voltar para trás, nós também ficaremos para trás. Que o Pai nos ajude a permanecer sempre firmes e constantes nele!

Comentários