Lições da luta entre Davi e Golias.


 

1 Samuel 17

 

Quando Israel esteve frente a uma guerra com os filisteus, um deles chamado Golias se levanta contra o povo de Deus com ameaças a zombarias. Por ser de grande estatura, aproximadamente 2,92m ele certamente colocava medo sobre os soldados israelitas. Mas no meio de tudo isto, Deus levanta um jovem, Davi, e através dele derruba o gigante.

Davi havia sido enviado ao front para levar mantimentos aos seus irmãos e ter notícias sobre eles, para levar até seu Pai, Jessé. Porém, Deus havia planejado algo muito maior.

 

1. Deus gosta de nos surpreender.

Imagine aquele Pai que havia enviado seu filho para cumprir uma simples tarefa, e quando volta é um herói de guerra. Como ele não ficou surpreso com tudo aquilo, e o quanto o nome de Deus foi glorificado. Talvez a imagem que tinham de Davi, era de alguém ainda imaturo, até por isso não foi a guerra. Mas a imagem que Deus tinha dele era outra, e esta imagem se refletiu nesta situação. Deus ama nos surpreender, nos presentear com o inesperado para que seu nome seja glorificado. O que precisamos fazer é estar atentos as oportunidades que Deus colocará diante de nós e aproveita-las em nome do Senhor.


2. Precisamos ouvir e obedecer, em qualquer situação.

Davi, quando enviado por seu Pai não reclama de ter que ir até lá. Ele simplesmente ouve e obedece ao seu comando. Precisamos estar com os ouvidos abertos a ouvir a voz de Deus em toda e qualquer situação que passarmos, pois isso nos conduzirá ao centro da vontade de Deus. Por causa da obediência de Davi, ele foi colocado no lugar certo para ser exaltado e para que os planos do Senhor se cumprissem plenamente em sua vida. Ele foi simplesmente para servir seu Pai e seus irmãos com os alimentos. Ele não planejou ir até lá para matar um gigante, ele foi simplesmente para honrar o seu Pai.

 

3. Sempre teremos pessoas querendo nos parar.

Quando Davi ouve o que o gigante disse, ele começa a perguntar as pessoas o que seria dado ao homem que matasse Golias. Somente ao perguntar, seu irmão mais velho Eliabe, diz que ele é presunçoso e mal, perguntando com quem Davi havia deixado as poucas ovelhas da família. Eliabe representa bem os impedimentos que teremos por parte das pessoas que não compreendem o que Deus está realizando em nossas vidas. Veja a preocupação de Eliabe, ele se preocupava mais com os afazeres de Davi, do que o próprio Davi. Muitas pessoas vão tentar nos "aconselhar" a vivermos uma vida mais tranquila, sem ser tão radical. Elas vão se levantar contra nós, vão dizer que somos maus, que não somos sábios, e todo tipo de argumento para nos parar. Mas, se o Pai te ordenou, apenas obedeça ao comando dele e o resto ele fará.

 

4. A armadura de Saul, não cabe em Davi.

Saul, querendo ajudar Davi, empresta a ele a sua própria armadura para que ele guerreie contra Golias. Porém, a armadura travaria Davi e não permitiria que ele se movesse livremente. Veja, não é porque outras pessoas fizeram isso ou aquilo e deu certo pra elas, que devo fazer. Eu preciso como Davi, não depender de nenhuma armadura humana, de nenhuma confiança na carne, mas do poder de Deus para me mover. A armadura de Saul tinha a forma dele, de alguém que já havia perdido o seu reino em 1 Samuel 15. Deus estava forjando Davi, nos campos, matando leões e ursos com as próprias mãos, ele tinha profundas experiências com Deus, coisa que Saul não tinha. Davi se desprende da armadura, pega seu cajado, vai ao ribeiro e escolhe cinco pedras lisas que coloca em seu alforje ou bolsa de pastor. Pegou também a sua funda nas mãos, e foi ao encontro do gigante. O cajado fala de autoridade, as pedras representam o próprio Jesus, que é a pedra onde fundamentamos a nossa vida, ele é a palavra viva, ele derrota o inimigo. Veja, ele não usa as 5, ele usa apenas uma pedra e o derruba. Se você quer ver os gigantes que você enfrenta caírem, lance com autoridade e o poder de Deus a palavra contra o inimigo e ele vai cair, pois Deus o derrubará e lutará a sua guerra.

 

5. Não tenha medo.

Quando Golias vê Davi e esta frente a frente com ele, ele desdenha de Davi e diz que vai entregar a sua carne aos animais do campo. Imagine só: Um jovem rapaz, sem armadura, diante de um homem de guerra que certamente havia matado muitos em sua vida. Mas Davi não se amedronta. Ele enfrenta o gigante e diz: Você vem contra mim com espada e com lança, mas eu vou contra você no nome do Senhor. Davi não permitiu que o medo o parasse. Ele não duvidou que o gigante ia cair diante dele nem por um minuto, e o enfrenta no poder de Deus. Não podemos permitir que o medo, ou a dúvida nos roubem a vitória que já é nossa por Cristo. A palavra diz que somos mais do que vencedores em Cristo Jesus, meu papel é crer e receber, vivendo esta vitória em todas as áreas da minha vida.

 

6. A pedra derruba o gigante, mas eu corto a cabeça dele.

Quando Davi lança a pedra e o gigante cai, ele corre, pega a espada do próprio gigante e corta a cabeça dele. No passado, cortar a cabeça significava a dominação total. Não bastava apenas o corpo morto, mas a cabeça precisava ser arrancada. Podemos compreender que derrubar o gigante é a função da pedra, mas exercer este domínio é a nossa função. O diabo, mesmo sabendo que já foi derrotado na cruz, continua atacando os filhos de Deus, porque muitas vezes eles não sabem que são. Precisamos dominar o nosso inimigo no poder do nome e do sangue de Jesus. A obra esta pronta, Jesus já morreu, já ressuscitou. Já nos deu o seu Espirito Santo. Mas depende de mim e de você, entender quem somos e exercer esta vitória conquistada na cruz. Corte a cabeça do seu gigante em nome do Senhor e não permita que ele se levante contra a sua vida, contra a sua casa, contra a sua família.

 

7. O Pai vai ser revelado em sua vida.

Quando Saul vê Davi indo ao encontro do gigante, ele pergunta a Abner, o comandante do exército: De quem ele é filho?

Quando realizamos as obras de Deus e decidimos ouvir e obedecer a sua voz, as pessoas vão querer saber qual foi o segredo para sua vitória. Neste momento, você vai falar sobre o seu Pai celestial. Fomos chamados por Deus para viver uma vida que o glorifique, que o revele ao mundo. Deus nos salvou, para que pudéssemos ser instrumentos da sua salvação e isso só acontece quando recebem as boas novas, quando falamos então quem é o nosso Pai e pregamos Jesus ao mundo. Muito mais do que simplesmente pregar, nossa própria vida revelará o Pai aqueles que estiverem ao nosso redor. Eles verão como Deus tem nos transformado, como temos vivido o sobrenatural de forma natural e irão se render a este Pai amoroso. Sua vida pode ser comum, mas seu Pai realiza coisas incomuns através de você.


Comentários