Zaqueu e eu, qual a semelhança?



Lucas 19:1 a 9

Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.



A palavra nos fala sobre certo homem chamado Zaqueu. A palavra declara que ele era maioral dos publicanos e rico. No verso 3 diz que ele queria ver quem era Jesus, porém ele era de baixa estatura e isto lhe impedia de ver o mestre, porque a multidão era muito grande. Paremos aqui e analisemos algumas coisas:
1. Ele era maioral dos publicanos: Publicano era todo judeu que trabalhava para o governo romano cobrando impostos .Ou seja, provavelmente o povo não “admirava” muito ele pois pôr muitos ele era considerado um traidor. Nós também não somos como publicanos na terra? Jesus declarou que o reino dele não é desta terra(João 18:36a) e disse também que nós não somos daqui(João 17:16).Isto não nos deixa como este homem?
2. Ele era rico: A palavra declara que nós também somos ricos. Somos como vasos de barro (Jeremias 18:6)assim temos um tesouro dentro de nós(2Coríntios 4:7).
3. A multidão o impedia de ver a Jesus, pois ele era de baixa estatura: Quantas vezes as dificuldades impedem muitos(inclusive a mim) de se achegarem a Jesus e nos sentimos pequenos ante aos problemas? Ele procurava ver, mais as dificuldades tapavam os seus olhos. E o pior que nem olhando para cima ele veria ao Senhor. Ele teria que tomar uma atitude de adoração, e foi isso que ele fez...
A palavra no verso 4 declara que ele correu adiante e subiu em uma árvore para ver a Jesus, pois o Senhor logo ia passar por aquele lugar. Ele correu pois sabia que a multidão poderia aumentar ainda mais e aí ficaria impossível ver a Jesus, uma grande alegria tomou conta de seu ser, pois ele sabia no seu íntimo que bastava ele ver a Jesus para tudo se transformar. Sabemos que a árvore representa a nossa vida.(Lucas 3:9). O que ele fez foi Agradar ao Senhor colocando-se em uma posição de desagrado a carne. Subindo ao mais alto da árvore é como se ele dissesse: Senhor eu quero viver nas alturas e quero te ver, pois ele sabia que em meio a multidão ele não veria ao mestre. A Terra ficou lá embaixo e ele estava ligado apenas no alto. Temos que nos esforçar, pois o próprio Jesus disse que o reino dele é tomado por esforço (Mateus 11:12). Zaqueu se esforçou, não porque queria se aparecer, ou por qualquer outro interesse terreno, mais porque ele sabia que Jesus era o “cara” e com certeza poderia suprir a sua necessidade. Creio(a palavra não declara) que ele sentia a falta de algo e que só o Senhor Jesus poderia dar a ele. Talvez ele sabia que havia mais de Deus para ele, e esse mais estava em Jesus. Coloque-se no seu lugar: Você esta em cima de uma árvore, esperando um marceneiro de Nazaré passar. Muitos zombam de você, gritando: “traidor, traidor” Outros dizem no seu intimo: ”O que esse nanico tá fazendo aí em cima?” Outros olham pra você e dão muitas risadas e dizem: ”Tomara que caia!” ,E ainda pior sobre Jesus muitos pensam: Um louco?, um profeta?, um mestre?, pra Zaqueu ele era a saída, mais e pra você? Será que vale a pena fazer tudo isso? Será que vale a pena passar por ridículo por amor a Jesus? Para Zaqueu valeu e o Senhor o surpreendeu...
No verso 5 e 6 a palavra declara que o Senhor ao chegar onde Zaqueu estava, olhou para ele e disse: ”Zaqueu desce logo daí, porque hoje me convém ficar em tua casa”. Será que Jesus não tinha um outro lugar para ir? Eu creio que sim. Porque o Senhor sempre tinha algo a fazer. Porém o esforço de Zaqueu foi tão agradável ao Senhor que ele fez com que Jesus mudasse de planos. Será que temos atraído a atenção de Jesus de tal forma que ele pare tudo só pra nos responder? Temos que atrair a atenção de Jesus. Quando Jesus o comunicou de sua decisão Zaqueu desceu depressa de lá e recebeu Jesus com alegria em sua casa. Veja que o sacrifício de Zaqueu não foi em vão. O Senhor olhando para ele, moveu-se de Intima Compaixão e lhe deu muito mais do que ele esperava. Imagino que por alguns momentos ele ficou atônito e se perguntou: “Jesus em minha casa, será que eu tô sonhando?” Isto aconteceu porque ele não compreendeu o que o Senhor estava fazendo, e quando atrairmos a presença de Jesus desta mesma maneira como Zaqueu atraiu, é provável que ficaremos assim como ele ficou, mais relaxe o Senhor sabe como trabalhar...
No verso 7 muitos do povo se levantaram e diziam que ele se hospedara com um homem pecador. Eu tenho uma novidade para você: As pessoas não acreditarão no que o Senhor vai fazer em ti! Veja que quando nos esforçamos o Senhor opera de tal maneira que os outros também não compreenderão. Só compreende-se uma experiência com Deus quando se tem uma! E eu creio você terá uma, em nome de Jesus!!!
No verso 8 vemos o Senhor operando uma obra de purificação em Zaqueu. A santidade de Jesus se manifestou de uma forma tão intensa na casa de Zaqueu que ele se levantou e disse ao Senhor: ”Senhor, vou dar aos pobres metade dos meus bens, e se tenho defraudado alguém dou quatro vezes mais”. Veja que se ele disse isto é por que com certeza ele defraudava alguém. Porém na presença de Jesus, tudo o que nos impede e nos atrapalha, é denunciado pelo Espírito Santo. Muitos vivem uma vida torta e não tem força para se endireitar... Mas este é o segredo, se esforçar. Não se esforçar para não pecar, mais se esforçar para atrair a atenção de Jesus. Veja que quando Jesus decidiu entrar na casa dele ele ainda não havia abandonado o pecado e nem se consertado na presença de Deus, porém Jesus vê além do que os olhos podem ver. Ele vê o coração. Ele viu o coração de Zaqueu, e trouxe restauração na vida dele.
No verso 9 o Senhor declarou que a salvação havia chegado até aquela casa, pois ele também era filho de Abraão. Houve uma restauração de valores na vida de Zaqueu. De pecador, passou a salvo e de filho de Abraão simplesmente, a filho de Deus. Tudo isto ocorreu porque ele se esforçou para ver Jesus...
Agora um último segredo para que a sua fé seja acrescida hoje.
As últimas letras do nome Zaqueu são EU. Isso é um mistério...
Vejo em Zaqueu a figura perfeita que representa a cada um de nós.
Medite nessa palavra e que ela gere em você tudo aquilo que Deus precisa para liberar seu poder, sua presença e seus milagres em ti!

Paz, Sangue e Fogo!
Jorge Campos

Comentários