Um Novo Nome!



Gênesis 32: 22 ao 31.




Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque. Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia, ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa.

A paz queridos!

Gostaria de compartilhar com vocês hoje, algumas coisas que o Pai tem colocado em meu coração. Em especial algo que realmente me chamou a atenção já algum tempo, mais que só agora me senti “liberado” pra escrever.

Jacó desde o ínicio já foi chamado de enganador. Já em seu nascimento, recebeu uma sentença pra toda sua vida, algo que realmente se confirmou, quando enganou seu irmão e roubou sua primogenitura. Porém, quando chegou esse momento na vida de Jacó, onde ele teve de atravessar, o vau de Jaboque, ele se encontrou em uma situação onde aparentemente a morte já era algo certo. Tanto é que ao se levantar, fez com que todos passassem em sua frente, e ficou ele só, que foi interceptado por um homem. A bíblia diz que ele lutou bravamente até que o dia rompeu, e ele foi ferido em sua coxa. Após  isso, essa luta terrível e demorada, o homem, o homem lhe fere a coxa e muda seu nome de Jacó = Enganador, para ISRAEL = Príncipe de Deus, pois segundo o anjo, ele havia lutado com os homens e com Deus e prevalecido.
Eu fiquei realmente impactado com isso. Como poderia um homem, ter lutado com Deus e vencido? Será que ele tinha algum poder sobrenatural e maior do que o do anjo? E cheguei a conclusão de que isso era impossível. Até por que alguns teólogos afirmam que aquele anjo era o próprio Jesus. Como poderia alguém vencer Deus? Vencer a Jesus?
Eu entendo que Jacó estava naquela batalha para ser abençoado. Sabia que precisava daquela benção. Algo em seu interior lhe apontava que era necessário ser abençoado por aquele homem, e ele seguiu seu coração. Creio que havia uma fome em Jacó desesperadora, algo incontrolável, e Deus ao ver um homem que vivia combatendo com outros a fim de ser o melhor e sair no lucro, decide chama-lo para um combate direto. Claro que o resultado disso seria sobrenatural, como foi. No momento em que só se via escuridão naquele vale, ele começa a lutar. Mais o grande segredo de Jacó ter vencido, não foi o fato de lutar bem, mais saber PERMANECER naquela luta. É claro que ele nunca venceria Deus, mais ele permaneceu em uma posição convicta diante da situação. Não vacilou, e não aceitou nada menos que a benção de Deus.
Mais existe algo ainda mais sobrenatural. Deus deu a Jacó um rhema, que ele seria Israel, mais apenas aquela palavra não foi o suficiente. Deus precisou marcar sua vida de maneira que ele jamais se esquecesse daquele momento. Jacó teve uma experiência com Deus, que mudou sua vida. Ele lutou com Deus por algo, mais Deus lhe deu outro. Ele queria a benção, mais Deus se deu a revelar a ele tanto é que ele chama aquele lugar de Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva, ele teve um encontro decisivo com Deus. Se você tiver um encontro sobrenatural com Deus, certamente sua vida não será mais a mesma. Deus produzira em ti uma marca, que vai mudar o rumo de sua vida. Entenda, ele queria só uma benção, Deus queria torna-lo príncipe e lhe revelar sua face. Muitas vezes nós vivemos momentos de profunda agonia, onde não vemos mais solução. Nos sentimos como alguém no meio do nada, indo a lugar nenhum, mais é nesse momento, que Deus nos chama para lutar com ele em oração. Jacó lutou e venceu a Deus por sua persistência,e insistência. Não podemos desistir quando as coisas parecem estar piorando, quando entramos no vale, mais avançar lutando até que o dia volte a raiar, pois com certeza você será marcado(a) naquele momento.
Algo mais que me chamou a atenção é uma semelhança entre Jesus e Jacó. Jacó foi maracado em sua coxa e Deus mudou seu nome... Aquela era a marca sobre Jacó, mais entendi que Jesus também lutou com Deus na cruz do calvário. A prova disso é que Deus também mudou o nome de Jesus. isso começou no Getsemani, onde ele decidiu abrir mão de sua vontade para viver a do Pai, ele começou a lutar com ele mesmo e depois entrou em uma luta ferrenha através da entrega e persistência com Deus para salvação de todo aquele que crê. Veja o que a palavra diz sobre ele:

Apocalipse 19: 11 a 16




Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.


Jacó foi tocado na coxa, e Jesus tem um novo nome na coxa. Deus quer marcar você.  Mais para ser marcado, é necessário que você deseje lutar e permanecer em Deus. Jesus lutou até o ponto em que deu sua vida. Jacó passou pelo vau sozinho, mandou todos irem a sua frente e passou só, porque um encontro com o Pai, não é em meio a multidão, mais de forma particular e intima. Você esta disposto a largar tudo? A Deixar seus próprios planos e desejos na mão do Pai? Você precisará se decidir para passar pelo vau, entre, se agarrar aquilo que você tem, ou deixar tudo e querer mais... Acredite, não será fácil, mais o Pai te dará a graça nescessára.. Lembre-se: todos que lutaram com Deus e permaneceram, receberam um novo nome.

Apocalipse 2:17:


Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.


Essa é uma promessa a qual ninguém poderá roubar de você. Permaneça em oração, não deixe o vau ser um obstáculo para isso. A única condição é que você ore, e não desista de lutar em oração. A vitória virá certamente sobre sua vida, apenas não se deixe abalar!

Que a benção do Pai esteja sobre você!

Paz, Sangue e Fogo!
Jorge Campos

Comentários