O Pentecostes

 



O pentecostes marca o nascimento oficial da igreja, quando o Espirito Santo desceu sobre aproximadamente 120 pessoas que aguardavam a promessa de Jesus:

Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto.
Lucas 24:49

Como resultado da obediência e da expetativa deles, o Espirito Santo foi derramado de forma sobrenatural sobre aquele grupo de pessoas e ali nasceu a igreja. Uma transição acontece naquele momento. Deus começa a cumprir a sua palavra liberada em Joel:

"E acontecerá, depois disso, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus velhos sonharão, e os seus jovens terão visões.
Até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.
Joel 2:28,29

O Espírito foi liberado a partir daquele momento sobre todas as pessoas! Não apenas uma classe especial específica, mas todos puderam ser cheios da unção do Espirito. Isto certamente é algo novo que o Pai estava realizando naqueles dias. Uma reforma profunda na forma como as pessoas se relacionavam com ele estava começando, onde por meio de Jesus, todos tinham acesso ao Pai celestial.

Anteriormente, apenas Reis, profetas e sacerdotes recebiam o derramamento da unção, mas agora, um novo tempo estava se iniciando. Deus estava saindo da caixa da religião e tomando toda terra. Ele estava avivando por meio do seu Espírito, corações das mais diversas idades e faixas sociais, tornando a presença dele acessível a todos.

O novo de Deus havia chegado! Isto causou estranheza e até mesmo fúria entre os religiosos da época. Quando o nome de Jesus começou a ser pregado e muitas outras pessoas começaram a realizar as mesmas obras que ele realizava, houveram perseguições e sofrimento para aqueles que estavam na fé, mas isso não abalou em nada a igreja, muito pelo contrário, a levou a crescer pois os irmãos que fugindo da perseguição saiam de Jerusalém, começavam a pregar onde iam, e mais pessoas foram entrando no Caminho, pois era assim que a igreja era chamada na época (Atos 9:2; 24:13-16).

A igreja foi chamada de O Caminho, mas o próprio Jesus disse que ele era o caminho. Isto nos mostra que Jesus era tão exaltado, e as pessoas se pareciam tanto com ele em sua forma de agir, de falar, de viver que a igreja então passa a ser chamada assim. A noiva do cordeiro sendo apenas um com ele e revelando sua natureza de vida a um mundo que estava morto no pecado.

Acredito que devemos tomar o nascimento da igreja como um ponto para pensarmos sobre a necessidade de um avivamento hoje. O que aconteceu em Jerusalém naquele dia que o Espirito desceu, até hoje faz com que nos unamos em uma só voz para adorar a Jesus em cada parte do mundo. Foi aquela experiência que inaugurou uma nova fase do plano de Deus de implantação do seu reino, e sinceramente acredito que ele quer fazer mais uma vez!

O Espirito continua sendo derramado sobre os sedentos e famintos por mais de Deus, e você pode hoje entrar neste ambiente de glória!

Mas também quero extrair de atos algumas coisas que podem ser importantes em nossa caminhada a viver o novo de Deus. O pentecostes foi o novo de Deus vindo ao povo de Deus e as nações, e isso ocasionou diversos acontecimentos a igreja. Acredito que devemos tomar o processo que a igreja passou e ainda passa em alguns lugares como um espelho de coisas que precisamos superar em nossa própria vida.

 

O que podemos extrair de lições sobre isso, que possam nos nortear hoje?

 

1.      Apegue-se a promessa e a obedeça - Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
Atos 2:1

2.      Mantenha sempre a expectativa alta - estavam todos reunidos no mesmo lugar.
Atos 2:1

3.      O novo de Deus chega derrepente - De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
Atos 2:2

4.      Não posso ter medo quando o novo chega, apenas me entregar ao Espírito - Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
Atos 2:4

5.      Quando o novo de Deus vem, acontece algo em nosso interior - Todos ficaram cheios do Espírito Santo
Atos 2:4

 6.      A nossa linguagem muda - e começaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

Atos 2:4

7.      Sinais são vistos em nossa vida - E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
Atos 2:3

8.      Recebemos do Pai ousadia - Então Pedro se levantou, junto com os onze, e, erguendo a voz, dirigiu-se à multidão
Atos 2:14

9.      A ousadia do Pai mudará as coisas ao nosso redor - Quando ouviram isso, ficaram muito comovidos...
Atos 2:37

10.  Outras pessoas serão afetadas por aquilo que eu estou experimentando - e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: — Que faremos, irmãos?
Atos 2:37

11.  Haverá crescimento - Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
Atos 2:41,42

12.  Crescimento atrai problemas - Enquanto Pedro e João ainda falavam ao povo, chegaram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus,
ressentidos porque os apóstolos estavam ensinando o povo e anunciando, em Jesus, a ressurreição dentre os mortos.
Prenderam Pedro e João e os recolheram ao cárcere até o dia seguinte, pois já era tarde.
Atos 4:1-3

13.  Problemas atraem maturidade e forjam nossa confiança em Deus - Uma vez soltos, Pedro e João procuraram os irmãos e lhes contaram tudo o que os principais sacerdotes e os anciãos lhes tinham falado.
Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: — Tu, Soberano Senhor, fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!
Disseste por meio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: "Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas 
vãs?

Os reis da terra se levantaram, e as autoridades se juntaram contra o Senhor e contra o seu Ungido."
— Porque de fato, nesta cidade, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, se juntaram contra o teu santo Servo Jesus, a quem ungiste,
para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram.
Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que anunciem a tua palavra com toda a ousadia,
enquanto estendes a tua mão para fazer curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo Servo Jesus.
Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com ousadia, anunciavam a palavra de Deus.
Atos 4:23-31

14.  Maturidade atrai multiplicação e aumento de influência e território - teve início uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria.
Atos 8:1

Enquanto isso, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.
Atos 8:4

 

Assim como Deus fez no passado, ele pode e vai fazer em nossa vida tanto coletivamente como individualmente. Podemos tirar exemplos de pentecostes para nossa vida e esperar por algo ainda maior que venha dele para nós. Precisamos ter o nosso coração cheio de expectativa, aguardando sempre por uma intervenção sobrenatural do Pai em nosso dia-a-dia.

Entre no novo de Deus! Deixe o velho para trás e mergulhe de cabeça no futuro poderoso que o Pai preparou para você. 


Comentários