O Convite de Jesus

 

Jesus dizia a todos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

Lucas 9:23

 


Jesus dizia a todos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

Lucas 9:23

 

Jesus declara aqueles que estavam ao seu redor, que se alguém verdadeiramente deseja segui-lo, precisa tomar a sua cruz e segui-lo. Existe um custo para nós seguirmos a Jesus, e este custo é a nossa vida sendo entregue como sacrifício na presença dele.

É simples: o ato de tomar a cruz para seguir a Jesus, é renunciar a si mesmo para viver para Deus. Viver uma vida que glorifica ao Pai. Uma vida que representa o próprio Jesus, pois:

A Todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. - João 1:12

 

Pois aqueles que Deus de antemão conheceu ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Romanos 8:29

 

Quando Jesus se entregou na cruz, a sua morte produziu vida. Sua dor produziu alegria. Sua entrega, produziu a nossa salvação. Tomar a nossa cruz fala de um estilo de vida que é baseado na vontade do Pai e não na nossa. Quando decidimos seguir a Jesus, renunciamos a nossa própria maneira de viver e entramos em uma jornada de descoberta, onde buscamos conhecer a Deus e sua vontade para nós.

 

O foco de todas as coisas que fazemos, e o do porquê vivemos e existimos é ser semelhantes a Jesus. Não existe outro propósito mais elevado do que este. Jesus é a personificação, a encarnação do AMOR. Quando decidimos tomar a nossa cruz para segui-lo, estamos nos comprometendo da mesma forma que Jesus se comprometeu a fazer a vontade do Pai.

 

A cruz não era um símbolo bem visto, ela era utilizada para matar. Mesmo assim, Jesus nos convida a tomar a cruz e segui-lo. Ele nos convida a ir contra cultura atual e abraçar com prazer um novo estilo de vida, onde nosso eu orgulhoso, pecador, falho, é morto por meio de nosso relacionamento com Deus.

 

Porque, se vocês viverem segundo a carne, caminharão para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificarem os feitos do corpo, certamente viverão.

Romanos 8:13

 

Como mortificamos os feitos do corpo? As vontades da carne? como começar a viver a liberdade do reino de Deus onde eu já não sou mais refém dos meus desejos carnais, mas vivo somente para agradar o Meu Pai? PELO ESPÍRITO.

 

O Espirito Santo nos ajuda em nossas fraquezas. Ele promove o nascimento de uma nova natureza dentro do meu coração. Para ser mais exato, ele remove o nosso coração de pedra, duro, pesado, e nos dá um coração de carne, maleável, amoroso, compassivo, e principalmente, transformado.

 

Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Porei dentro de vocês o meu Espírito e farei com que andem nos meus estatutos, guardem e observem os meus juízos.

Ezequiel 36:26,27

 

Quando decidimos tomar a nossa cruz, decidimos não mais viver para nós mesmos, mas como Jesus, nos entregar por Deus e pelos outros. Seguir a Jesus não é apenas o compromisso de um dia de culto, é o comprometimento de toda uma vida. Tomar a cruz é imitar Jesus nos seus sofrimentos, para que pelo Espirito possamos viver a glória da ressurreição.

 

Isto não significa que não vamos mais aproveitar os bons momentos, nem mesmo que não vamos ter prazer em nossa vida, de maneira nenhuma. Na verdade, quando eu mortifico as obras da carne, elas não me dominam mais e agora posso desfrutar de uma vida plena em Jesus. O Reino de Deus começa a ser estabelecido em minha vida e começo então a desfrutar dele.

 

Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Romanos 14:17

 

O resultado disto é uma transformação radical que ocorre dentro do homem. Ele pode então perceber que existe o A.C. (Antes de Cristo) e o D.C.(Depois de Cristo) não apenas na contagem dos anos, mas em sua própria vida.

 

Quanto à maneira antiga de viver, vocês foram instruídos a deixar de lado a velha natureza, que se corrompe segundo desejos enganosos,

a se deixar renovar no espírito do entendimento de vocês,

e a se revestir da nova natureza, criada segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Por isso, deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo.

Fiquem irados e não pequem. Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês,

nem deem lugar ao diabo.

Aquele que roubava não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o necessitado.

Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

E não entristeçam o Espírito Santo de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Que não haja no meio de vocês qualquer amargura, indignação, ira, gritaria e blasfêmia, bem como qualquer maldade.

Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.

Efésios 4:22-32

 

Tomar a nossa cruz é simplesmente morrer para o mundo e viver para Deus.


Devemos nos sujeitar ao processo de mortificação da carne e busca por santidade diariamente, e o Espirito Santo nos transformará de glória em glória:

 

E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito.
2 Coríntios 3:18

 

Entre neste lugar hoje! Tome sua cruz e siga JESUS!


Comentários